Início » ECONÓMICOS

ECONÓMICOS

Por admin

Alfândega: Repartição governamental que fiscaliza a entrada e saída de mercadorias em cada país, para assegurar o pagamento das tarifas correspondentes e o cumprimento das normas locais de comércio internacional. Cumpre também à alfândega impedir a prática do contrabando e a entrada no país de mercadorias consideradas contrárias aos interesses da produção nacional. O carácter proteccionista das actividades alfandegárias acentuou-se nas economias ocidentais desde o mercantilismo, recebendo a atenção dos governos.

 

Alienação: Em Direito, o termo tem o significado genérico de transferência da propriedade de uma coisa ou direito de uma pessoa (física ou jurídica) para outra. Em economia política, a alienação é um dos conceitos básicos do marxismo, significando a perda sofrida pelo trabalhador de uma parte de seu ser, quando o capitalista se apropria do fruto de seu trabalho.

Alienação Fiduciária:Transferência ao credor do domínio e posse de um bem, em garantia ao pagamento de uma obrigação que lhe é devida por alguém. O bem é devolvido a seu antigo proprietário depois que ele resgatar a dívida.

Taxa de câmbio flexível: Um regime de determinação das taxas de câmbio em que estas são fixadas pelo livre jogo da sua oferta e procura no mercado em resultado das relações económicas internacionais. Neste caso não há intervenção no mercado cambial dos governos ou das autoridades monetárias, nomeadamente do Banco Central. Também designado por regime de câmbios flutuantes.

Apólice: O termo tem origem no italiano polizza, que significa promessa, isto é, promessa de pagamento se cumpridas determinadas condições. Entre as principais apólices estão as apólices da dívida pública e as apólices de seguro. As primeiras referem-se a um empréstimo feito por seu possuidor ao governo do município do Estado ou da União. As apólices de seguro são documentos nos quais a empresa emitente se compromete a pagar a pessoas ou firmas (nomeadas no próprio documento) certa importância, no caso de ocorrerem certos fatos, tais como a morte do segurado ou a perda de determinado bem.

Activo Financeiro: Activo caracterizado por direitos decorrentes de obrigações assumidas por agentes económicos, normalmente negociados no mercado financeiro. Compreendem principalmente títulos públicos, certificados de depósitos bancários, entre outros.

Activo Realizável a Longo Prazo: É o activo de uma empresa que só pode ser transformado em dinheiro, isto é, realizado, a longo prazo, o que significa um prazo superior a três anos.

Activos Digitais: Denominação dada ao conjunto de informações de que uma empresa pode dispor (que a capacita a usar suas competências).

Valor Actual Líquido da Dívida: Valor da soma de todas as obrigações futuras com o serviço da dívida (juro e amortização do capital) total de um país actualizado à taxa de juro de mercado.

Sociedade Anónima: Empresa formada por no mínimo sete sócios, sendo que o capital de cada um corresponde à proporção dos votos possuídos. Essas acções definem igualmente o valor máximo de responsabilidade de cada sócio, em caso de falência ou danos causados pela SA a terceiros. Deve necessariamente incorporar o termo em seu nome, ou o termo companhia.

Sociedade Limitada: Empresa constituída por cotas de responsabilidade limitada, que definem o valor máximo da responsabilidade de cada sócio. O nome da empresa deve sempre ser seguida da palavra Limitada ou Ltda.

Subcontratação: Qualquer contrato que implique no fornecimento de bens e serviços por parte de uma empresa com relação a outra. Mais especificamente, no contexto da formação de firmas em rede, designa a relação de independência jurídica (e de propriedade) acompanhada ou não de dependência económica entre uma empresa subcontratada e sua contratante, que absorve a totalidade ou a parte essencial de suas vendas.

 

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana