Início » É preciso melhorar gestão dos recursos

É preciso melhorar gestão dos recursos

Por Idnórcio Muchanga

– Hermenegildo Mulhovo, director-executivo do IMD

Hermenegildo Mulhovo, director-executivo do Instituto para Democracia Multipartidária (IMD) defende que sendo Moçambique detentor de uma vasta gama de recursos naturais, entre os quais  o gás natural, deve encontrar as melhores formas de gestão para que a exploração contribua para o desenvolvimento das comunidades locais evitando deste modo a eclosão de conflitos.

Intervindo na conferência sobre Governação dos Recursos Extractivos e Conflitos, anotou que a decisão de aumentar de 7, 75 para 10 por cento as receitas resultantes da exploração para o benefício das comunidades locais mostra o comprometimento do Governo com a prevenção de conflitos.

Por sua vez, Alicia Martins, conselheira da Delegação a União Europeia em Moçambique, disse que a exclusão tem sido uma das causas de conflitos nos países onde são explorados os recursos, defendendo por isso maior inclusão.

Apelou ao respeito dos direitos humanos, ao esforço para maior abrangência das empresas e comunidades na prestação de serviços nos locais de exploração dos recursos.

Pediu também que sejam respeitados os princípios atinentes ao processo de reassentamento da população afectada pelos projectos.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana