Economia

Desafios do INIR

O Instituto Nacional de Irrigação tem muitos desafios pela frente, sobretudo por se tratar de um sector recém-criado. A título de exemplo, debate-se com escassez de recursos humanos, necessitando de engenheiros hidráulicos especializados na agricultura.

É importante que o país, no seu todo, em coordenação com o subsector da irrigação, possa desenvolver programas específicos para esta área, com o intuito de formar maior número de técnicos capacitados para poder responder a esse desafio”, aludiu Munguambe.

Outro desafio passa pela mobilização de financiamento para o desenvolvimento, de forma ordenada, de infra-estruturas com vista a aumentar a capacidade de armazenamento de água e posterior aumento da área irrigada.

O INIR deverá trabalhar no sentido de identificar a área, culturas e os pacotes tecnológicos que possam ser facilmente adoptadas pelos produtores, pois grande parte destes têm uma idade avançada. Existe também a questão dos tipos de sistemas de irrigação que poderão ser aplicáveis a este grupo.  

Temos a questão, por exemplo, da necessidade urgente de adopção de medidas mais racionais e eficientes do uso dos recursos hídricos. Esta é uma abordagem que nós achamos que devemos tomar a curto e médio prazo para que possamos, a longo prazo, ver aquilo que são os resultados”, concluiu Paiva Munguambe.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo