DestaqueEconomia

DEPOIS DA PANDEMIA DA COVID-19: Turismo nacional volta a ganhar ânimo

O sector de turismo começa a mostrar sinais de recuperação, após dois anos de paralisação por causa dos efeitos negativos da covid-19 que levaram ao encerramento parcial ou total de várias estâncias no país.

Apenas para ilustrar a retoma do sector, no primeiro trimestre deste ano foram arrecadadas receitas para o Estado, resultantes da exploração de estabelecimentos turísticos, de restauração, bebidas e similares, estimadas em cerca de 845 milhões de Meticais contra 713 milhões de Meticais de igual período do ano passado.

Em relação ao fluxo turístico, o sector registou a entrada de 150 mil estrangeiros, no primeiro trimestre deste ano, prevendo- -se que o número venha a aumentar para mais de 900 mil, até o fim do ano.

No âmbito das comemorações, a 27 de Setembro (terça-feira), do Dia Mundial do Turismo, sob o lema “Repensando no Turismo”, domingo entrevistou o director nacional do Turismo, Cândido Langa, que explicou que se regista, igualmente, um crescimento do tempo de estadia de turistas que passou de dois dias para cinco. “Isto fez com que também houvesse um aumento de receitas na ordem de 30 milhões de dólares americanos contra 25 milhões do ano passado”.

Texto de Idnórcio Muchanga
idnórcio.muchanga@snoticias.co.mz

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo