Início » Custo de vida no centro das atenções

Custo de vida no centro das atenções

Por Idnórcio Muchanga

Economistas ouvidos pela Reportagem do domingo alertam que o aumento da inflação anual, até 10,81 por cento em Junho, influenciado pela subida inconstante do preço do combustível líquidos e, consequentemente, dos produtos alimentares, vai agravar ainda mais o custo de vida no país.

De acordo com o Banco de Moçambique, a factura de importação de combustíveis passou de 240 milhões de dólares entre Janeiro e Maio do ano passado, mas disparou para os 368 milhões em igual período deste ano, o que corresponde a incremento de 128 milhões de dólares.

Estes números expressam um outro sinal de alerta relativo à comparticipação do Banco de Moçambique na factura de importação de combustíveis durante o período em que se situava em 126 milhões de dólares e que neste ano passou para 201 milhões.

Sendo os combustíveis motores da economia, depreende-se que estas variações em flecha colocam à economia vários desafios porque, por exemplo, no ano passado, o país precisava de entre 60 a 80 milhões de dólares mensais para importar o diesel, a gasolina, jet e outros petrolíferos, e agora despende cerca de 200 milhões de dólares para importar uma quantidade que até é menor.

Derivado do aumento do custo de vida, o BM também começa a mostrar sinais de preocupação em relação ao aumento do risco de crédito malparado, cujos índices se agravaram desde o ano passado, passando de cerca de 9,85 por cento para os actuais 10.60 por cento. Leia mais…

TEXTO DE IDNÓRCIO MUCHANGA
idnórcio.muchanga@snoticias.co.mz

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana