Início » Cresce consumo de energia em Vilankulo

Cresce consumo de energia em Vilankulo

Por admin

O distrito de Vilankulo, em Inhambane, tem estado a ser palco de grandes investimentos, predominantemente orientados para os sectores os sectores da indústria,

turismo e agro-processamento o que, segundo as autoridades locais, impõe crescentes necessidades de fornecimento de energia eléctrica.

Dados avançados pelo administrador do distrito, António Mandlate, indicam que a Electricidade de Moçambique (EDM), tem em conta a preocupação existente, tem estado a desencadear várias acções tendentes a reforçar a central local que funciona à base de gás natural.

Para responder à crescente demanda, a EDM investiu recentemente na aquisição e montagem de novos geradores a gás, o que permitiu elevar a quantidade de energia produzida dos anteriores sete Megawatts para 11 megawatts. “Assim, o nosso distrito está numa situação de estabilização sob ponto de vista de fornecimento de energia”, disse.

A nova linha está a beneficiar algumas comunidades, sobretudo as grandes povoações como as de Mapinhane, Muabsa, Pambara e outras localizadas próximas do distrito de Mabote. “Sabemos que o distrito de Vilankulo beneficiará, a médio prazo, da energia da HCB e isso vai concorrer para viabilizar projectos futuros, pois a electricidade é um dos principais factores de desenvolvimento”, sublinhou.

A título de exemplo, neste distrito foi recentemente inaugurada uma fábrica de processamento de carne, que ficou algum tempo inoperacional devido à fraca disponibilidade de corrente eléctrica. “Temos vários projectos várias dimensões e dos mais variados sectores que, somados, vão contribuir para o desenvolvimento económico local”, ajuntou.

Ficamos a saber que existem em carteira outros grandes projectos de produção pecuária, envolvendo numa primeira fase seis grandes produtores de gado bovino do distrito, dai que foi construída a fábrica de processamento de carne e de outros derivados, nomeadamente, leite, manteiga e está a empregar 25 trabalhadores, numa primeira fase. Outro projecto que ficou em carteira e que poderá ser retomado em breve está relacionado com a da construção da fábrica de cimento.

 

Turismo continua aposta de Vilankulo

 

Segundo António Mandlate aquele distrito ainda é uma referência naquela região, uma posição que tem sido consolidada ao longo dos últimos anos, sobretudo devido ao incremento de infra-estruturas do sector do turismo. “Temos ao longo da nossa costa uma série de infra-estruturas de turismo que, para além da componente sol e praia, já integra a observação de animais bravios, dai a possibilidade de fazermos um turismo integrado. Isto sem contar com as nossas ilhas”, frisou.

Com vista a inverter o actual cenário que se vive nas estânciasturísticas, onde ainda se importam a maior parte dos produtos alimentares, inclusive os frescos, as autoridades distritais estão a promover a agricultura. Está-se a trabalhar no sentido de dar um aproveitamento necessário aos recursos hídricos disponíveis para incrementar esta actividade.

Só para exemplificar temos mais de cem lagoas, um rio permanente, portanto, podemos incrementar a actividade agrícola sem pensar em problemas de água para irrigação dos campos. Isso vai contribuir para a redução de insegurança alimentar que, infelizmente, ocorre no nosso país, sobretudo na zona norte”, assegurou Mandlate.

Soubemos do administrador de Vilankulo que o Hotel Dona Ana está em fase de acabamentos e que brevemente o distrito poderá contar com um hotel 5 estrelas, que está a ser erguido na região da Ponta São Sebastião, sendo o investimento estimado em pouco mais de dois milhões de dólares americanos.

A concretização destes projectos para além de alavancar a economia, vão gerar postos de empregos aos residentes locais e das comunidades circunvizinhas. “Temos boas perspectivas e oportunidades para a realização de investimentos no nosso distrito. Não olhamos apenas para o turismo mas queremos que este sector seja uma base de sustentação”.

A nossa equipa de Reportagem soube que até o final do semestre passado, Vilankulo contava com cerca de três mil camas, um número que poderá ser superado em breve devido à tendência crescente de investimentos nesta área.

Entretanto, o distrito de Vilankulo vai continuar a apostar não só em actividades turísticas, mas também em outras que concorrem para alavancar a economia daquela jurisdição, designadamente agricultura, pecuária, turismo, educação, entre outras. 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana