Início » Crédito desajustado penaliza agro-negócio

Crédito desajustado penaliza agro-negócio

Por Hercília Marrengule

A falta de um sistema de financiamento inclusivo e com prazos ajustados aos ciclos agrícolas, bem como mecanismos de acompanhamento técnico, continua a penalizar o agro-negócio, sobretudo o feminino, na província de Nampula, onde milhares produtoras enfrentam dificuldades para aceder a financiamento compatível com o tempo de produção e retorno das actividades agrícolas.

A preocupação foi manifestada pela presidente da Associação de Mulheres Rurais e Empreendedoras de Nampula (AMURENA), Julina Herculete, que, em entrevista ao domingo, defende a criação de mecanismos financeiros mais flexíveis e adaptados às especificidades do sector, sob pena de se comprometer a sustentabilidade dos negócios liderados por mulheres no meio rural.

Segundo a dirigente, apesar de existirem diversas oportunidades de financiamento para pequenas e médias empresas, os requisitos exigidos pelas instituições financeiras continuam a revelar-se proibitivos para grande parte das associações e empreendedoras que se dedicam ao agro-negócio. Segundo avançou, muitas dessas iniciativas acabam por não avançar devido a dificuldades em cumprir critérios burocráticos, administrativos e financeiros, que não consideram a realidade do campo.

Julina Herculete explica que uma das principais barreiras está relacionada com as exigências bancárias, que condicionam o financiamento à abertura de contas na própria instituição financeira, um processo que considera complexo para muitas associações rurais.

Para além disso, a falta de acompanhamento técnico após a concessão do financiamento contribui para a fragilidade dos negócios, levando, em alguns casos, à perda de sustentabilidade dos projectos. “Precisamos, sim, deste input financeiro, mas quando o tempo de retorno exigido pelos bancos não é favorável, preferimos não solicitar o crédito, porque quem trabalha com agro-negócio não faz dinheiro diariamente”, afirmou, sublinhando que o ciclo agrícola exige preparação, selecção de culturas, produção, colheita, transformação e posterior inserção no mercado. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana