Início » Como melhorar as finanças pessoais

Como melhorar as finanças pessoais

Por admin

Com um pouco de disciplina com o dinheiro que ganhamos é possível poupar um pouco e melhorar as finanças pessoais e para que isso aconteça não são precisas estratégias rebuscadas para ficar financeiramente melhor. domingoseleccionou algumas dicas  simples a fazer para melhorar as finanças pessoais.

Tomar café em casa

Quase toda a gente tem possibilidade de fazer o café em casa. Seja de máquina, instantâneo ou expresso. Mesmo que tome apenas um café por dia, e pressupondo que o paga a 40 meticais, vai melhorar as finanças pessoais ao poupar cerca de 1200 meticais por mês, tendo em conta que a lata custa menos de 100 meticais.

Levar refeições de casa

Quem diz o café, diz também o almoço. Aproveite que até está na moda levar a marmita para o trabalho para contribuir para uma melhoria das suas finanças pessoais. Estará a poupar duplamente: no aproveitamento das sobras do jantar, por exemplo. Tendo em conta que um prato do dia custa em média 130 meticais e o mês tem 30 dias, significa que podemos gastar até 3900 meticais mensalmente. 

Plano das despesas

Se faz tudo isto e ainda assim quer melhorar as finanças pessoais, baseie-se em algo tão simples como um plano das despesas.  Faça uma lista daquilo que gasta, independentemente do valor. No final do mês, analise a listagem e verá onde está a gastar mais. Ao mesmo tempo, vai detectar onde poderá cortar.

Plano de emergência

Quando a situação económica não é favorável, falar em poupar parece utópico. Diríamos mesmo impossível, se deixar para o final do mês para descobrir quanto poupou. Não se surpreenda se o resultado for zero. Pode invertê-lo fazendo algo muito simples:  coloqueparte do rendimento de lado assim que o recebe, assim evita a tentação de o gastar.

Vender o que não interessa

Em nada contribui para as suas finanças pessoais o instrumento musical que aprendeu a tocar na adolescência e que desde essa altura vive na arrecadação. Assim como a roupa que já não serve, os livros que não quer voltar a ler ou aqueles jogos onde já conquistou tudo. Venda-os, é simples. Actualmente, pode vender a partir de casa, desde que fotografe e coloque os anúncios nos sites ou grupos de venda disponíveis online e no Facebook.

Outras coisas que se podem vender

Roupa usada

Um vestido com que já não gosta de se ver, umas calças onde já não cabe ou a roupa das crianças que num curto espaço de tempo deixou de servir. E praticamente sem marcas de uso. São apenas alguns exemplos do que pode vender para amealhar alguns meticais. Onde? São cada vez mais as lojas de compra e venda de roupa usada, mas tem também a opção dos leilões na internet.

Mobiliário

Os leilões são também um bom veículo para trocar mobília por dinheiro. Imagine que mudou de casa e que a nova habitação tem mais espaços de arrumação. Sobra alguma coisa, por exemplo. Se não vai usar porque não precisa ou porque nem se enquadra na nova decoração, dês-lhe a oportunidade de encontrarem um novo dono…e ganhar dinheiro com isso.

Conhecimento

Sim, vender os conhecimentos. Ou melhor, partilhá-los em troca de dinheiro. Esta tem sido uma alternativa encontrada por muitos professores sem colocação, por exemplo. Desempregados, porque não abrir as portas de casa para dar explicações?   Ou ensinar a cozinhar, fazer bolos, decorar. Seja em aulas individuais ou workshops. Neste caso, com maior retorno financeiro já que as sessões se podem multiplicar.

Você pode também gostar de:

1 comment

zaragoza integrale 12 de Novembro, 2023 - 0:03

This is the suitable blog for anybody who desires to find out about this topic. You understand a lot its nearly onerous to argue with you (not that I truly would want?HaHa). You undoubtedly put a new spin on a topic thats been written about for years. Nice stuff, simply nice!

Reply

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana