Início » CIMEIRA DE NEGÓCIOS EUA-ÁFRICA: Flagrante instante para firmar parcerias

CIMEIRA DE NEGÓCIOS EUA-ÁFRICA: Flagrante instante para firmar parcerias

Por Idnórcio Muchanga

Onze Chefes de Estado e de governos africanos e cerca de 1500 executivos de grandes empresas norte-americanas e africanas estarão reunidos na cidade de Maputo, de terça até a sexta-feira, na Cimeira de Negócios entre os Estados Unidos da América (EUA) e África que ocorre pela primeira vez em território nacional.

Com efeito, a organização da cimeira convidou os presidentes de Moçambique, Filipe Nyusi, Paul Kagame, do Ruanda, Hage Geingob, da Namíbia, Mokgeetsi Masisi, do Botwana, Uhuru Khenyatta, do Quénia, Peter Mutharika, do Malawi, Edgar Lungu, da Zâmbia, o rei Mswathi III, do Reino de Eswatini e ainda os presidentes José Mário Vaz, Emmerson Mnangagwa e Teodoro Mbasogo, de Guiné Bissau, Zimbabwe e Guiné Equatorial, respectivamente.

Os organizadores dizem que este evento vai servir para elevar a visibilidade do nosso país no xadrez económico global, através da partilha de informação sobre as potencialidades económicas existentes, garantindo assim a possibilidade de promoção de negócios e investimentos para Moçambique

Consta que este evento visa engajar os principais actores desetores-chavecomo o agro-negócio, energia, saúde, infra-estrutura, tecnologias de informação e comunicação,finanças,entre outros no desenvolvimento de negócios.

Também pretende-se aproveitar o ensejo para gerar uma conexãocom os principais decisores do sector privado e do governo, explorar novas oportunidades de negócios,conhecer potenciais parceiros de negócios ecriar condiçõespara moldar políticas efetivas de comércio e investimento nos EUA e no continente africano.

Agostinho Vuma, presidente da Confederação das Associações Económicas (CTA) disse ao domingoque, até ao momento, esta colectividade tem estado a trabalhar com o governo na preparação material deste evento e, sobretudo, orientando os empresários para aproveitarem da melhor forma esta cimeira.
Para além do governo, a CTA cooperou com o Conselho Corporativo para África (CCA) para mobilizar o sector privado nacional e internacional que, ao que tudo indica, acenou positivamente.

Já definimos os diversos painéis temáticos, a estrutura de seminários de negócios e de investimentos e a composição da feira que ocorrerá durante a cimeira. Temos também confirmadas as presenças das delegações de empresários do Zimbabwe, Marrocos, Namíbia, Botswana, África do Sul, Malawi, Nigéria, Egipto, Angola, Tunísia entre outros países africanos”, disse Agostinho Vuma.

EXPECTATIVAS

O presidente da CTA disse haver motivos para o empresariado nacional estar expectante em relação a este evento porque deverá ser uma plataforma real de promoção de negócios e investimentos entre o sector privado norte-americano e africano, uma vez que o evento se iniciará na mesma data em que será anunciada a Decisão Final de Investimento (DFI) pela Anadarko e seus parceiros.

Sabemos que as empresas americanas possuem um conhecimento profundo de trabalho com a Anadarko e com outras companhias no sector de petróleo e gás, mas acreditamos que esta será a nossa grande oportunidade para desenvolver parcerias e aceder a esse mercado que é bastante exigente”, sublinhou. Leia mais…

Texto de Jorge Rungo e Angelina Mahumane

 

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana