Início » Castanha a 1700 dólares/ton. anima produtores e Governo

Castanha a 1700 dólares/ton. anima produtores e Governo

Por Idnórcio Muchanga

O Instituto Nacional do Caju (INCAJU) está animado com o desempenho do subsector a nível nacional, pois, além de ter permitido a entrada de cerca de 84 milhões de dólares, só este ano, resultantes das exportações, o preço da tonelada no mercado internacional registou um incremento, tendo saído de 1500 dólares na campanha passada para 1700 dólares na presente.

Como resultado disso, esta instituição está a intensificar actividades com vista a renovar o parque cajuícola nacional, melhorar a qualidade do produto, aumentar os níveis de processamento, incrementar novas variedades e entrar nas províncias historicamente não produtoras da castanha.

Segundo o director do INCAJU, Ilídio Bande, o preço da castanha no mercado internacional tem estado a subir. A título de exemplo, na campanha 2014-2015 a tonelada custava 1200 dólares americanas, tendo passado para 1400 dólares na época seguinte. Já em 2016- 2017 o preço estava fixado nos 1500 dólares por tonelada e actualmente está a 1700 dólares por tonelada.Os preços praticados no mercado internacional acabam influenciando positivamente a nível interno. Se na safra 2014-2015 o preço ao produtor rondava os 19 Meticais por quilograma, actualmente a mesma quantidade é comprada a 65 Meticais e no distrito de Nangade, em Cabo Delgado, chega a 100 Meticais, como resultado da alta qualidade da castanha.

 

Texto de Angelina Mahumane

angelina.mahumane@snoticicas.co.mz
 

Você pode também gostar de:

1 comment

tlovertonet 16 de Dezembro, 2023 - 14:27

The core of your writing whilst appearing agreeable in the beginning, did not settle perfectly with me after some time. Someplace within the paragraphs you actually were able to make me a believer but only for a short while. I still have a problem with your jumps in assumptions and one might do well to fill in those gaps. In the event that you can accomplish that, I could certainly be impressed.

Reply

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana