Início » Brigadas da INAE no combate à especulação

Brigadas da INAE no combate à especulação

Por Idnórcio Muchanga

Tem sido habitual no mês de Dezembro, sobretudo a partir da segunda quinzena, verificarem-se casos de açambarcamento e especulação de preços de produtos básicos necessários para quadra festiva.

Com vista a reverter este quadro, a Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE) tem vindo a desencadear diversas actividades a nível nacional para sensibilizar os agentes económicos a pautarem por uma conduta sã.

Segundo o porta-voz da instituição, Tomás Timba, toda a acção que tem vindo a realizar neste mês é para garantir que as festas do Natal e fim do ano corram num contexto normal, com as famílias a manterem o poder de compra.

“Para este ano, a situação é relativamente diferente na medida em que até então os preços dos produtos básicos se mantêm estáveis e existe disponibilidade em todo o país. Entretanto, em algum momento reportou-se falta de frango e tomate, em particular na cidade de Maputo”, disse.

Timba referiu que a questão do tomate foi ultrapassada porque um dos produtores locais está a fazer colheita, o que estabilizou o mercado. “Em relação ao frango, não há motivo de alarme, pois o Governo fez uma reserva estratégica de 3500 toneladas contando com a pressão habitual da quadra festiva”.

Outro problema que tem sido frequente nesta época é a qualidade dos produtos, pois nalgum momento surgem promoções motivadas justamente pela fraca qualidade. Leia mais…

Texto de Angelina Mahumane
angelina.mahumane@snoticias.co.mz

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana