Início » BREVEMENTE: Navios voltam à Quelimane

BREVEMENTE: Navios voltam à Quelimane

Por Idnórcio Muchanga

A boa nova foi-nos dada pelo delegado dos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) em Quelimane, Agostinho Conde da Silva, que referiu que foram realizadas reuniões entre as empresas CFM e a agenciadora Manica, das quais resultou a indicação de “luz verde” para o regresso de navios.

Para além da volta das embarcações mercantes também estarão disponíveis 120 contentores vazios, uma vez que o último estudo de mercado realizado pelo CFM demonstrou que existe mercadoria suficiente a nível local para a retoma do movimento portuário, sobretudo na componente de exportações.

Em termos de navegabilidade, Agostinho Conde da Silva referiu que o Porto de Quelimane concluiu a dragagem total do canal de acesso em Outubro de 2021 e foram criadas condições de sinalização para movimento diurno e nocturno. Entretanto, de lá a esta parte, não tem estado a produzir como se esperava.

“A nossa expectativa é que depois do investimento que fizemos de cerca de dois milhões de dólares começássemos a registar um movimento acelerado de carga e de navios. Todavia, tivemos dois grandes embaraços que comprometeram as nossas actividades”, disse. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana