Início » BM deve deve ser proactivo

BM deve deve ser proactivo

Por Jornal domingo

O Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, considera ser importante que o Banco Central seja proactivo, de modo a tomar decisões antecipadamente para evitar que os choques à economia afectem as famílias mocambicanas.

Zandamela tomou como exemplo o ano 2016 altura em que o metical registou uma depreciação e mais recentemente quando o país estava a recuperar da crise causada pela pandemia da COVID-19 e, logo a seguir, veio a guerra Rússia contra a Ucrânia, o que resultou numa escalada de preços a nivel mundial.

“Isto teve um efeito devastador nos preços internos porque somos tomadores de preços internacionais”, explicou, para depois acrescentar que todo este quadro foi agravado pela implementação da Tabela Salarial Única que resultou no aumento da despesa sem nenhum incremento de receitas.

Zandamela referiu que para fazer face à situação, “o Banco Central teve que aumentar, não só as taxas de juro de referência, mas também, os Coeficientes de Reservas Obrigatórias. “Sem isso íamos perder o controlo da estabilidade macroeconómica”, clarificou.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana