O Conselho de Administração do Banco Mundial aprovou, na sessão realizada ontem, um novo Quadro de Parceria com Moçambique (CPF) para o período de 2026 a 2031, no valor de 450 milhões de dólares norte-americanos.
O financiamento será canalizado através da Janela para Prevenção e Resiliência, instrumento destinado a apoiar países expostos a choques climáticos e fragilidades económicas e institucionais.
O novo quadro de parceria estabelece um programa estratégico de cinco anos centrado na resiliência e no crescimento inclusivo, com o objectivo de desbloquear oportunidades económicas e criar mais e melhores empregos, sobretudo para a população jovem.
No âmbito da parceria, o Banco Mundial apoia os esforços do Governo na revitalização dos corredores económicos, com enfoque nos sectores de energia, agro negócio e turismo.
O programa prevê ainda o desenvolvimento de uma força laboral qualificada, a expansão de oportunidades para jovens e mulheres e o reforço da estabilidade macrofiscal, como pilares para um crescimento sustentável no período de vigência do novo quadro.

