TEXTO DE PILATOS PIRES
O Banco Mundial comprometeu-se a financiar diversos projectos de geração de energia eléctrica em Moçambique, com destaque para o ambicioso empreendimento de Mphanda Nkuwa e o aumento da capacidade da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), visando transformar o país num centro estratégico de produção e distribuição de energia na África Austral.
O anúncio foi feito ontem durante a visita do presidente do Grupo do banco Mundial, Ajay Banga, à HCB, num momento em que o país reforça a sua ambição de se tornar um verdadeiro hub energético da região.
Na ocasião, Ajay Banga, acompanhado pelo Presidente da República, Daniel Chapo, sobrevoou áreas de grande potencial energético na província de Tete, tendo, no final, assegurado o financiamento a projectos eléctricos, sem, no entanto, avançar com números.
O Chefe do Estado referiu que o apoio do Grupo do Banco Mundial é importante e que, além de financiar hidroeléctricas, poderá servir na diversificação da matriz energética, através de projectos de geração relacionados com o gás, energia solar e eólica. Leia mais…