Início » Banco de Moçambique sugere restrições na importação de arroz

Banco de Moçambique sugere restrições na importação de arroz

Por Idnórcio Muchanga

Os membros do Conselho Consultivo do Banco de Moçambique (BM), que estiveram reunidos na semana passada na cidade de Xai-Xai, província de Gaza, acreditam que é possível devolver o dinamismo de outros tempos à produção de arroz ao longo do vale do rio Limpopo.

Para o efeito, o Departamento de Estudos Económicos do BM desenvolveu uma pesquisa da qual extraiu algumas ilações que coloca à disposição do Governo para reflexão e eventual tomada de decisões, entre as quais destaca a necessidade de se repor gradualmente os direitos aduaneiros na importação deste produto.

Na apresentação dos resultados do estudo, a directora daquele departamento, Ilda Comiche, disse que há muitos esforços feitos pelo Governo, incluindo a implementação de políticas, reformas, incentivos e estratégias agrárias visando dinamizar o agro-negócio como um todo, todavia, o desempenho deste sector continua aquém do seu potencial.

O que faz com que se registem poucos sinais de melhoria neste domínio são vários constrangimentos, com destaque para o défice de infra- -estruturas, financiamento inadequado e mercado limitado que, em parte, traduz a forte concorrência com produtos importados. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana