DestaqueEconomia

Banco Central mantém taxa de juro

O Comité de Política Monetária (CPMO) do Banco de Moçambique decidiu manter a taxa de juro de política monetária, taxa MIMO, em 15,25%. Esta decisão é sustentada pelas perspectivas de desaceleração da inflação para um dígito no médio prazo, decorrente do abrandamento da procura externa e consequente desaceleração dos preços internacionais das mercadorias, num contexto de manutenção da estabilidade cambial.

Entretanto, no curto prazo, antecipa-se a continuação do aumento dos preços, a reflectir a repassagem dos elevados custos do petróleo e de alimentos no mercado internacional, para a economia doméstica.

O Banco Central afiançou ainda que para o curto e médio prazo, mantêm-se as perspectivas de recuperação económica, sustentadas, principalmente, pela execução dos projectos energéticos em Inhambane e na bacia do Rovuma, e pelo início da exportação do gás liquefeito, num contexto de retoma do programa com o Fundo Monetário Internacional e de ajuda externa de outros parceiros de cooperação.  

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo