Início » BAD financia criação de parques agro-industriais

BAD financia criação de parques agro-industriais

Por Idnórcio Muchanga

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) vai apoiar o estabelecimento de parques agro-industriais em Moçambique, de forma a promover o desenvolvimento sustentável da agricultura, permitir a absorção da produção adicional, agregar valor, produzir e comercializar dentro e fora do país, além de reduzir a actual dependência das importações.

Esta acção vai permitir que se criem mais oportunidades de negócios e postos de emprego em todas as etapas da cadeia de valor do sector agrário, com envolvimento de pequenos, médios e grandes produtores.

Para o BAD, a sua prestação a Moçambique deve ser estruturada de forma a se alcançar o objectivo de industrialização do sector agrícola moçambicano através do desenvolvimento de zonas especiais económicas e de corredores especificamente criados para a agricultura.

Segundo Mateus Magala, que falava em representação do BAD – Moçambique durante a XVI Conferência Anual do Sector Privado (CASP) recentemente realizada em Maputo, a mecanização agrícola, entremeado com grande investimento, pode permitir que o país tenha uma agricultura competitiva e capaz de alimentar a indústria nacional através de produtos derivados, muitos dos quais devem ser produzidos e processados localmente e exportados com valor adicional.

Mas a situação actual do sector agrário, conforme Magala, continua desafiadora, porque emprega a maioria dos moçambicanos, mas a sua contribuição na economia ainda anda longe do esperado.

Texto de Idnórcio Muchanga
idnórcio.muchanga@snoticias.co.mz

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana