Início » Apenas dezasseis produtos têm certificado de qualidade

Apenas dezasseis produtos têm certificado de qualidade

Por Idnórcio Muchanga

Apenas 16 bens produzidos em Moçambique e 83 empresas nacionais têm certificado passado pela entidade competente, nomeadamente o Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ).

No rol dos produtos certificados constam água mineral, refrigerantes, iogurtes e algumas farinhas. Em relação às empresas predominam as de prestação de serviços, que procuram satisfazer as condições impostas pelas multinacionais, principalmente do sector de hidrocarbonetos.

Nas empresas – industriais e de prestação de serviços –, o que se certifica são os sistemas de gestão nas componentes de qualidade, segurança ocupacional e ambiente.

Segundo o director de Certificação no INNOQ, Manuel Nunes, a fraca adesão aos serviços que compõem a estrutura de qualidade deve-se ao facto de, em Moçambique, a decisão de aquisição dos bens e serviços basear-se fundamentalmente no preço.

Significa que um investimento na qualidade implica agregar valor ao produto, o que vai, inevitavelmente, resultar no aumento do preço, baixando o nível de atractividade do bem. Leia mais…

Texto de Eduardo Changule

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana