Início » Algodão ameaçado em Cabo Delgado

Algodão ameaçado em Cabo Delgado

Por Idnórcio Muchanga

A maior concessionária de produção de algodão estabelecida na província de Cabo Delgado, a britânica Plexus, está com um défice orçamental estimado em cerca de cinco milhões de dólares para fazer face a despesas diversas, incluindo o pagamento de salários, compra de algodão e custos operacionais.

Dados colhidos junto de um representante da empresa, de nome Francisco Chicosse, indicam que aquela empresa não está sequer em condições de adquirir as cerca de 6500 toneladas de algodão produzidas em toda a província na presente campanha.

Segundo a fonte, a este dilema acresce-se a falta de capacidade financeira para a liquidação da dívida acumulada junto dos produtores na campanha passada, cujo montante é estimado em cerca de 76 milhões de Meticais.

“A empresa endereçou uma carta ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS), na qual solicita este apoio financeiro, com o qual pretende pagar salários aos seus cerca de 300 trabalhadores permanentes, liquidar a dívida da produção do ano passado, comprar a produção deste ano e cobrir os custos operacionais”, disse. Leia mais…

Texto de Jorge Rungo
jorge.rungo@snoticicas.co.mz

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana