Início » ALARGAMENTO DA BASE TRIBUTÁRIA: Transacções digitais passam a ser taxadas

ALARGAMENTO DA BASE TRIBUTÁRIA: Transacções digitais passam a ser taxadas

Por Jornal domingo

A Autoridade Tributária de Moçambique (AT) pretende tributar operações diversas que resultam de transacções digitais, como é o caso de apostas “online” de jogos, compra e venda “online” de produtos, aplicativos de táxi, instituições de moeda electrónica, conta móvel, entre outras.

Para materializar este plano, aquela instituição passará a cobrar as vendas de todos os bens e serviços, cujo rendimento é proveniente do comércio electrónico realizado internamente.

Ao mesmo tempo, pretende controlar e tributar transacções de compra e venda de serviços efectuadas por mobile banking e dos rendimentos das comissões dos agentes e instituições de moeda electrónica, inclusive as operações efectuadas por criptomoedas.

Por outro lado, vai taxar todas as transacções de vendas no comércio externo, com recurso a canais de pagamento passíveis de tributação e das operações efectuadas por criptomoedas, tudo isto com vista a alargar a base tributária.

Segundo Amorim Ambasse, coordenador da Unidade de Tributação da Economia Digital da AT, outra área que será abrangida é a que está ligada às transacções “online” no sector do turismo. É que foi constatado que há falta de controlo de entrada de estrangeiros, ocupação nos locais de alojamento e identificação dos turistas.

Por outro lado, existe pouco controlo sobre as reservas feitas por plataformas digitais; pagamentos de reservas feitas nas contas bancárias no estrangeiro, além da inoperacionalização de alguns protocolos com instituições do Estado, assim como inexistência de interoperabilidade entre sistemas.  Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana