Economia

Aeroporto de Pemba em obras de remodelação

O Aeroporto de Pemba está em processo de remodelação e ampliação desde 12 de Fevereiro último devendo passar a acolher e atender 360 passageiros contra os actuais 80. Depois da

 conclusão das obras, aquela infra-estrutura aeroportuária passará a ter 3 mil metros quadrados de área, devendo o projecto custar aos cofres da empresa Aeroportos de Moçambique cerca de 10 milhões de dólares.

As obras do Aeroporto de Pemba, uma das entradas de voos internacionais no país, vão durar cerca de 6 meses e, enquanto decorrem os trabalhos de remodelação e ampliação, o atendimento de embarque e desembarque de passageiros está a ser feito numa tenda provisória instalada para o efeito.

As obras de remodelação e ampliação compreenderão duas fases, sendo a primeira referente a ampliação e remodelação da aerogare, onde se encontram as actuais salas de embarque e desembarque.

A segunda fase prevê a reabilitação da pista de aterragem, placa de estacionamento de aeronaves, caminhos de circulação das aeronaves, assim como a construção de um novo espaço de estacionamento de automóveis, numa área adjacente à área de estacionamento actual.

A ampliação da aerogare vai resultar no aumento da capacidade da actual da aerogare que é de 80 para 360 passageiros e, em termos de área, passará de 80 metros quadros para 260 metros quadrados.

O projecto prevê a criação de duas salas de embarque, para separar os voos domésticos dos voos regionais que, actualmente, se processam numa única sala de embarque, para além de espaço específico para atender os passageiros em trânsito.

A área de “check-in” passará dos actuais 79 metros quadrados, para futuramente contar com uma área de 176 metros quadrados, consubstanciada por uma área de 300 metros quadrados a servir a zona pública.

De um modo geral, haverá um aumento da aérea actual do terminal de passageiros, em cerca de 2 600 metros quadrados, possibilitando deste modo, a criação de novos espaços comerciais, escritórios para companhias aéreas e outros operadores aeroportuários, restaurantes, entre outros.

 Dos actuais 13 espaços comercializáveis, entre escritórios, restaurantes e lojas, a aerogare passará futuramente a contar com 31 espaços comercializáveis.

Para além desta intervenção, está prevista a construção de novos espaços de estacionamento de viaturas e obras de melhoramento do jardim do aeroporto, passando dos actuais 41 lugares para 50 lugares no futuro.

Este projecto enquadra-se no programa de modernização das infra-estruturas aeroportuárias que a empresa Aeroportos de Moçambique, E.P. tem levado a cabo, visando oaumento da qualidade de serviços de atendimento aos seus clientes.

 

 

Benjamim Wilson

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo