Início » ACESSO UNIVERSAL ATÉ 2030: EDM busca parcerias para projectos de geração

ACESSO UNIVERSAL ATÉ 2030: EDM busca parcerias para projectos de geração

Por Jornal domingo

A Electricidade de Moçambique (EDM) está a correr contra o tempo para cumprir a meta de todos os moçambicanos terem acesso à energia até 2030. Para tal, continua a buscar parcerias para a conclusão de projectos estruturantes, como é o caso da segunda fase do projecto “Espinha-dorsal”.

Segundo o administrador executivo para o Desenvolvimento de Negócios, Luís Ganje, estão em curso projectos financiados pelo Governo de Moçambique e parceiros multilaterais, nomeadamente o Banco Mundial, Noruega, governo Sueco, União Europeia, entre outros. Actualmente, o principal é o projecto “Pro- -energia” que iniciou há 5 anos e visa acelerar o acesso à energia.

“Quando iniciamos o Pro-energia em 2020, o nível de acesso doméstico era de cerca de 37 por cento, neste momento, estamos em torno dos 60, isso significa que o que foi feito em 5 anos é o triplo daquilo que conseguimos fazer desde a independência”, explicou.

Ganje disse que com esta iniciativa será possível alcançar o acesso universal em 2030. Neste momento, o programa está a efectuar cerca de 300 mil ligações por ano, um número que é complementado pelas ligações normais da EDM que são cerca de 80 mil por ano. No total, no último ano, foram efectuadas pouco mais de 400 mil ligações. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana