Início » A CURTO E MÉDIO PRAZOS: Há condições para estabilização da taxa MIMO

A CURTO E MÉDIO PRAZOS: Há condições para estabilização da taxa MIMO

Por admin

O Comité de Política Monetária (CPMO) do Banco de Moçambique (BdM) considera estarem criadas as condições para o início de um ciclo gradual e paulatino de normalização da Taxa de Juro de Política Monetária, a taxa MIMO, num período de 24 a 36 meses. Entretanto, advertiu que o ritmo e a magnitude dos próximos ajustamentos irão depender das perspectivas da inflação, bem como da avaliação dos riscos e incertezas subjacentes às projecções do médio prazo.
Para o governador do BdM, Rogério Zandamela, a estabilidade cambial é um bem público que, como tal, compete ao Banco Central usar todos os instrumentos ao seu dispor, disponibilizados pelo legislador que é a Assembleia da República, para assegurar o bem-estar desse bem público.
“A inflação é uma ameaça para as camadas mais pobres, ela tem de estar baixa e estável para que a economia possa funcionar com normalidade, sem criar grandes convulsões sociais, sobretudo para as camadas mais pobres que não têm menor capacidade de se defender das altas taxas”, disse.Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana