Início » “95 por cento da castanha de Gaza”

“95 por cento da castanha de Gaza”

Por admin

Uma das fábricas de processamento de castanha de caju existentes na cidade de Maputo é a SOCAJUL. Segundo apurámos no local, 95 por cento do produto provém da província de Gaza e após o processamento a castanha é fornecida para restaurantes, supermercados, hotéis, entre outros estabelecimentos.

Sebastião Neves, conta que o processamento leva algum tempo, pois a castanha passa, em primeiro lugar pela caldeira, depois é cozida por 15 minutos numa temperatura que chega 120 graus e repousa por 24 horas. A cozedura, segundo apuramos, é para reduzir a quantidade de óleo e dilatar a casca.

Fazemos o processamento que é feito manualmente, depois separamos. No começo tínhamos problemas de queimaduras das mãos dos trabalhadores, mas conseguimos contornamos. Agora, usamos óleo vegetal proveniente da própria casca da castanha”.

Aquela empresa conta com 32 trabalhadores, dos quais apenas dez são homens. A secção de descasque chega a receber 15 quilos por trabalhador, findo o processo, cada um separa a castanha inteira da partida e podre.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana