Início » 39.ª CIMEIRA DA UNIÃO AFRICANA: Garantidos fundos acções pós-ciclone e cheias para

39.ª CIMEIRA DA UNIÃO AFRICANA: Garantidos fundos acções pós-ciclone e cheias para

Por Jornal domingo

PILATOS PIRES, em Adis Abeba

J á há luz “verde” para o plano de reconstrução pós-ciclone e cheias, em elaboração, na sequência dos encontros bilaterais e multilaterais que o Presidente da República, Daniel Chapo, manteve ontem com diferentes organizações e países na 39.ª Conferência Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, que termina hoje, em Adis Abeba, Etiópia.

As reuniões que decorreram logo após a sessão de abertura da cimeira e visaram mobilizar apoios financeiros e técnicos para responder às consequências das recentes calamidades naturais que afectaram o país, assim como diferentes projectos de desenvolvimento socioeconómico.

Ainda hoje, o Chefe do Estado tem agendado encontros com o comissário da União Africana para Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Ambiente Sustentável; com Félix Tshisekedi, Presidente da República Democrática do Congo; director- -executivo do Ethiopian Airlines Group e, no final do dia, com a delegação moçambicana, para o balanço das actividades realizadas desde a sua chegada a Adis Abeba, na quinta-feira.

Num dos encontros realizados à margem da cimeira, o Presidente da República agradeceu a solidariedade e o apoio já prestados pelos países da União Africana e por outros parceiros internacionais, num momento em que Moçambique volta a enfrentar o impacto de fenómenos climáticos extremos.

O presidente do Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA), Abdullah KH Almusaibeeh, foi um dos primeiros a confirmar apoio ao país, depois de um encontro com o Chefe do Estado. “Falámos sobre vários assuntos envolvendo o BADEA e Moçambique. No que diz respeito aos desastres naturais, não vemos impedimentos, embora existam alguns desafios. Apresentámos um resumo da nossa contribuição face ao desastre ocorrido em Moçambique e vamos financiar diversos projectos relacionados com esta matéria”, afirmou.

Segundo o responsável, as equipas técnicas das duas partes deverão reunir-se brevemente para definir acções concretas. “Ouvimos as orientações do Presidente. Foi claro ao afirmar que é preciso fazer mais pelo povo moçambicano, e nós vamos ajudá- -los nesse sentido”, sublinhou. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana