Início » Universidade Rio Grande do Sul lança “política externa de Moçambique”

Universidade Rio Grande do Sul lança “política externa de Moçambique”

Por echangule

A universidade do Rio Grande do Sul, lançou ontem, no estado brasileiro com o mesmo nome, a versão em inglês da obra “Política Externa de Moçambique” da autoria do docente universitário, Paulo Wache.

Trata-se de uma obra que aborda as relações diplomáticas de Moçambique e África do Sul para contrariar o discurso estabelecido de que as grandes potências exercem sempre influência sobre as pequenas.

Wache traz, no livro, uma narrativa contrária. A final,  a política externa de Moçambique que, aliás é um potência pequena em relação à África do sul, exerce uma forte influência que se caracteriza por uma dicotomia de hostilidade e amizade entre os dois Estados.

A hostilidade resulta da simetria de poder entre os dois Estados, por um lado, o pequeno Estado sente-se menos correspondido porque o grande Estado tem muitas preocupações a gerir e como consequência, o primeiro tenta procurar aliados para confrontar o outro”, disse.

Esticando um pouco mais a veia do livro durante a sua intervenção, o professor Wache recorreu a alguns exemplos, tendo dito que, durante a guerra dos 16 anos o regime do Apartheid da África do Sul apoiou a Renamo para desestabilizar o país e mesmo assim, Moçambique fez negociações para que este país parasse de financiar  o movimento rebelde. Para o autor este é um paradoxo que mostra hostilidade em ralação ao conflito e amizade ao fazer a negociação.

Entretanto, hoje o autor prossegue com a palestra sobre a segurança internacional na África Austral tendo como pano de fundo a questão do terrorismo em Moçambique.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana