DestaquePolítica

Troika da SADC prorroga missão da SAMIM

A Cimeira Extraordinária da Troika dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), realizada na manhã de hoje em formato virtual aprovou, provisoriamente, a prorrogação, além de 15 de Julho de 2022, do mandato da Missão Militar da SADC que apoia o combate ao terrorismo em Moçambique. 

A medida tem em vista viabilizar a continuidade das operações da SAMIM no país, enquanto se aguarda a apreciação de um relatório mais detalhado pela Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da SADC, agendada para 17 e 18 de Agosto de 2022, na República Democrática do Congo.

Aliás, um comunicado da Presidência da República refere que a Cimeira Extraordinária da Troika recebeu um breve relatório do Presidente do Órgão de Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança, Cyril Ramaphosa, sobre o grau de execução do mandato e as operações empreendidas.

Esta reunião, na qual Moçambique foi representado pelo Chefe do Estado moçambicano, Filipe Nyusi, congratulou os esforços da Missão Militar da SADC em Cabo Delgado.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo