Nacional

INQUÉRITO: Como prevenir diabetes?

Comemorou-se a 14 de Novembro o Dia Mundial do Combate a Diabetes, uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormónio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A data foi criada em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objectivo de consciencializar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção de diabetes. A melhor forma de prevenir é a prática de hábitos saudáveis, como comer diariamente verduras, legumes, para além de reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras, e praticar exercícios físicos regularmente. domingo saiu à rua para conversar com alguns cidadãos sobre sintomas e prevenção desta doença.

NÃO PODE CONSUMIR GORDURA

– Adozindo Nhameleque, agente da Polícia

Nunca acompanhei um caso de alguém próximo de mim que tenha diabetes, mas sei que é uma doença muito perigosa, que leva à morte, quando não tratada. Mas já acompanhei algumas matérias na televisão que falavam desta doença, e há poucos dias se comemorou o dia mundial de luta contra a diabetes e foram retratados vários casos. Esta patologia é causada pela má alimentação, deste modo, é importante evitar o consumo de alimentos cheios de gorduras, evitar sal e açucares.

PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS

– Guinta Bitone, técnica de contas

Diabetes é uma doença crónica que tem a ver com consumo excessivo de açúcares que fazem mal à composição sanguínea. Pode, também, ser causada pela falta de açúcar. Pode ser ainda uma doença hereditária, que poderá ser minimizada através da prática de exercícios físicos. A pessoa que apresenta indício de diabetes, geralmente tem feridas. De qualquer modo, é muito importante que esta mesma pessoa tenha tempo inteiro um acompanhamento hospitalar.  Leia mais…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo