Início » Talapa diz que AP – CPLP deve afirmar-se na harmonização legislativa

Talapa diz que AP – CPLP deve afirmar-se na harmonização legislativa

Por Jornal domingo

A Assembleia Parlamentar dos Países da Comunidade de Língua Portuguesa (AP- CPLP) deve afirmar-se como um fórum de acção concreta, partilha de boas práticas, harmonização legislativa e de solidariedade institucional entre os povos da agremiação.
O pronunciamento é da presidente da Assembleia da República de Moçambique, Margarida Talapa, esta manhã, momentos depois de assumir a presidência da AP – CPLP, por ocasião, da realização da XIV Sessão Ordinária do órgão que decorre em Maputo, sob o lema: “Promoção da Paz, Democracia e Boa Governação na CPLP”.
Destacou que a voz dos parlamentares unidos pela língua portuguesa, deve ecoar no concerto das nações como um testemunho de que a diversidade pode ser uma força agregadora.
Reiterou o compromisso inabalável da Assembleia da República de Moçambique para com a promoção da diplomacia parlamentar, como vector de integração e cooperação entre os Estados membros da CPLP.
“Moçambique coloca-se à disposição para acolher iniciativas conjuntas de capacitação, partilha de experiências e monitoria dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados com paz, justiça e instituições eficazes”, afirmou.
Acrescentou que Moçambique tem feito esforços para consolidar instituições democráticas, com eleições periódicas, multipartidárias e fiscalizadas; uma Constituição que garante direitos fundamentais; e com um Parlamento cada vez mais representativo e inclusivo, com destaque para a participação crescente da mulher e juventude moçambicana.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana