TEXTO DE GINOCA MAFUTINE
Na “quadra”, ela move se com destreza, como quem nasceu entre ces tos e tabelas. Chama-se Stefânia Chiziane, e é um dos nomes mais promissores do basquetebol moçambicano, com passagens por competições nacionais e internacionais, e uma presença notável nos escalões de formação da selecção nacional.
Stefânia Chiziane, com 28 anos, é hoje uma das princi pais referências do basquetebol feminino em Moçambique. Ac tuando na posição de extremo/ pivô, veste a camisola 23 do Ferroviário de Maputo desde 2019, onde se afirma como uma jogadora sólida no ataque e im placável na defesa.
O primeiro contacto de Stefâ nia com a bola ao cesto deu-se no Clube do Fomento, com o coach Ernesto Jamisse, mais conhecido por Dog. quando ele se mudou para Portugal, o coach Leonel “Mabê” Manhique deu continui dade ao legado, mas foi o con vite para integrar a equipa do Highland Community College, no Kansas (EUA), que a jovem atleta provou o seu potencial num campeonato universitário de alto nível. Na temporada de 2018-2019, integrou o plantel do Highland CC como guard/for ward, ganhando experiência em treinos intensos e jogos que a f izeram crescer técnica e tacti camente. Leia mais…