Início » Sol de Carvalho estreia “Kutchinga” em Maputo

Sol de Carvalho estreia “Kutchinga” em Maputo

Por admin

O cineasta moçambicano, Sol de Carvalho, estreia, no próximo dia 7 de Março, o seu mais recente documentário “Kutchinga” (acto de purificar), numa exibição a ter lugar no Cine-Teatro Scala, em Maputo.

Em 60 minutos, a película de Sol versa sobre o ritual ‘‘Kutchinga’’ que é praticado na região Sul do país, muitas vezes direccionado às mulheres, em que as viúvas são obrigadas a manter relações sexuais com algum parente do seu falecido esposo ou alguém contractado para esse fim, com vista à sua reintegração e manutenção na família e comunidade.

A longa metragem foi construída a partir de relatos pessoais de cinco mulheres e dois homens que participaram naquela cerimónia, filmada em dois bairros periféricos da cidade de Inhambane.

Sol de Carvalho tem abordado temas de igualdade de género na sua longa trajectória cinematográfica, e ressalta a importância de acções como a produção de filmes para o debate de político relacionado com o género.

‘‘Kutchinga’’ já estreou em dois festivais internacionais nomeadamente, Festival do Barreiro, em Portugal, e no 11º Festival de Cinema Negro, em Toronto.

O documentário foi também nomeado na 26ª edição do Religion Today Film Festival e na 6ª edição do kaduna international film festival-KADIFF, na Nigéria.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana