Início » Resiliência celebra Craveirinha e Saramago

Resiliência celebra Craveirinha e Saramago

Por Idnórcio Muchanga

Arranca, no próximo dia 3 de Maio, a quinta edição do Festival de Literatura Resiliência, iniciativa da Editora Cavalo do Mar e que acontece em parceria com o Instituto Camões – Centro Cultural Português em Maputo.

O festival, com a duração de dois dias, decorre na capital do país, Maputo, e tem como mote a celebração do centenário de nascimento de dois grandes nomes da literatura da língua portuguesa, José Craveirinha e José Saramago e a publicação, a título póstumo, do livro de poemas de José Pastor, escritor natural de Nampula que perdeu a vida em 1993. O pontapé de arranque do festival acontece no Instituto Camões – Centro Cultural Português, com uma conversa protagonizada pelo poeta Armando Artur e pela cantora Mingas, com a moderação do jornalista José dos Remédios.

A segunda mesa de debate junta Rogério Man jate e o escritor português José Luís Peixoto, com a moderação da professora Conceição Siopa.

 A última sessão do dia vai ser uma performance do escritor Mélio Tinga e do músico Thapelo Motseghwe, em diálogo com José Craveirinha, José Saramago e José Pastor. Já no segundo dia, os diálogos vão decorrer no espaço Business Lounge by Nedbank, sendo que a primeira mesa coloca Álvaro Taruma e Xixel Langa em conversa sobre a obra Matéria para um Grito, sob moderação de Filimone Meigos.

Segue-se a performance em torno da poesia de José Pastor por Ana Magaia e Guilherme Mussane, sob a moderação de Olga Pires. A encerrar o dia e o festival, o escritor Lucílio Manjate encontra-se com Lenna Bahule à volta da obra “A Triste História de Barcolino”, com a moderação do poeta Mbate Pedro.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana