Sociedade

Estatuto do Enfermeiro a caminho do Parlamento

O Governo encaminhou o Estatuto do Enfermeiro à Assembleia da República para discussão e aprovação. Olga Novela, Chefe do Departamento de Enfermagem no Ministério da Saúde (MISAU) disse ao domingo que este é o melhor presente que a classe recebeu em pleno mês do enfermeiro.

“O Estatuto do Enfermeiro foi o melhor presente que recebemos do Governo”, disse Olga Novela, salientando que, uma vez aprovado, servirá para regulamentar a formação e exercício profissional.

“A figura de Conselho de Enfermagem, que faz parte do estatuto, é um instrumento regulador, vinculador, e que há muito vinha fazendo falta para maior responsabilização da classe no seu desempenho”, disse a nossa entrevistada.

Com encaminhamento do estatuto ao Parlamento, o Executivo dá um importante passo ao encontro das preocupações dos profissionais de Saúde, meses depois de aprovar o Estatuto do Médico e de implementar diferentes modelos de melhoria salarial.

Novela sublinha que, a par destas iniciativas, devem ser criadas melhores condições de trabalho, devendo o Governo empenhar-se, também, na contínua formação do enfermeiro.

“ Estamos perante o desafio de melhorar a qualidade do serviço de enfermagem, urgindo, deste modo, investimento em capital humano”, defendeu, ressalvando: “investir na enfermagem não é perder dinheiro”.

Moçambique, com um total de 11 800 enfermeiros, possui ainda baixo rácio de atendimento hospitalar.

Nas zonas rurais um enfermeiro está para cinco mil habitantes. Nas cidades o rácio é de um para 1600.

O rácio tem impacto negativo sobre os serviços prestados nas unidades sanitárias, onde um único enfermeiro atende, por vezes, 50 ou mais camas.

Fotos de Carlos Uqueio

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo