Início » QUALIFICAÇÃO PARA O CHAN-2023: “Mambas” passam para última eliminatória

QUALIFICAÇÃO PARA O CHAN-2023: “Mambas” passam para última eliminatória

Por Idnórcio Muchanga

A Selecção Nacional de Futebol (“Mambas”) derrotou, ontem, sábado, a sua congénere da Zâmbia por uma bola sem resposta, no segundo jogo referente à primeira eliminatória para o acesso ao CHAN 2023. No primeiro jogo, disputado no Estádio Nacional do Zimpeto, em Maputo, as duas formações empataram sem abertura de contagem.

Com este resultado, Moçambique apura-se para a eliminatória seguinte deste torneio que é disputado somente por jogadores que militam nos campeonatos nacionais, e a Zâmbia fica pelo caminho.

O único golo da partida realizada ontem na Zâmbia foi apontado aos 37 minutos da segunda parte por intermédio de Lau King, depois de um cruzamento de Telinho.

O golo gelou por completo o Heroes National Stadium Lusaka, onde os adeptos lotavam as bancadas para puxar pela sua selecção que acreditava que tinha tudo para passar à fase seguinte.

Falando depois da partida, o autor do golo, Lau King, satisfeito, confessou que foi por instinto que marcou. Acrescentou que o grupo foi ao jogo com a lição bem estudada, uma vez que sabia das capacidades do adversário.

“Estive no lugar certo à hora certa. Foi espectacular. Foi incrível, visto que estávamos a jogar com uma selecção muito poderosa. Respeitando o adversário, soubemos tirar proveito das oportunidades e marcar o golo da vitória”, disse.

O seleccionador nacional, Chiquinho Conde, emocionado com a conquista, pediu que os moçambicanos continuem a acreditar no grupo de trabalho, porque os resultados vão aparecendo.

 “Peguei estes jogadores porque vinham treinando nas suas equipas. Agradeço aos treinadores que lhes proporcionaram os treinos. Eu apenas pus um cunho, e conseguimos o resultado. Utilizámos uma estratégia… muitos queriam o Lau, está aí. O Lau é a nossa estrelinha”, referiu.

Ainda falando sobre o jogo, o seleccionador nacional disse que o slogan de “paracetamol” vai continuar, mas acredita que o seu combinado, composto na sua maioria por jovens, tem um futuro brilhante.

De referir que, na segunda eliminatória, os “Mambas” vão medir forças com a sua congénere do Malawi, que se apurou sem ter jogado, uma vez que o seu adversário, a selecção do Zimbabwe, foi suspensa pela FIFA.

O primeiro jogo entre os “Mambas” e o Malawi terá lugar em Lilongwe, entre os dias 26 e 28 de Agosto do ano corrente. O segundo será disputado no Estádio Nacional do Zimpeto entre 3 e 4 de Setembro do ano corrente.

Recordar que Moçambique procura o segundo apuramento ao CHAN, depois da primeira presença conseguida em 2014.

TEXTO DE ABIBO SELEMANE

abibo.selemane@snoticicas.co.mz

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana