Início » Projecto de gás natural vai acelerar o desenvolvimento

Projecto de gás natural vai acelerar o desenvolvimento

Por Jornal domingo

Cinco anos depois, retoma a construção do Projecto de Gás Natural Liquefeito da Área 1 da Bacia do Rovuma, também conhecido por Mozambique LNG, liderado pela TotalEnergies.

O empreendimento foi suspenso em Maio de 2021, na sequência da Declaração de Força Maior emitida pela multinacional francesa, devido à situação de segurança no distrito de Palma, em Cabo Delgado.

Para a retoma, foram cruciais as acções implementadas para a resolução dos desafios de segurança, como é o caso da assinatura do Acordo sobre o Estatuto das Forças (SOFA) entre Moçambique e o Ruanda, que enquadra a presença das forças ruandesas em Cabo Delgado durante a construção dos projectos Mozambique LNG e Rovuma LNG, bem como o reforço e capacitação progressiva das Forças de Defesa e Segurança do país.

Mozambique LNG é um dos maiores projectos de Gás Natural Liquefeito em África, com uma capacidade anual prevista de produção de cerca de 13,12 milhões de toneladas em cerca de 25 anos, assente na instalação de duas unidades (trains) de liquefação em terra. O empreendimento representa um investimento global de aproximadamente 15,4 mil milhões de Dólares, constituindo um dos maiores investimentos privados alguma vez realizados em Moçambique.

Ao longo do seu ciclo de vida, estima-se que possa gerar receitas para o Estado moçambicano na ordem de 35 mil milhões de Dólares, provenientes de impostos, petróleo-lucro e outros instrumentos fiscais.

CONFIANÇA NO PAÍS

O relançamento oficial do projecto LNG teve lugar na quinta-feira, em Palma, numa cerimónia dirigida pelo Presidente da República, Daniel Chapo, na qual fez questão de assinalar que, além da sua dimensão financeira, o investimento assume um papel catalisador na economia nacional, dinamizando cadeias de valor locais, promovendo a transferência de conhecimento, impulsionando a criação de emprego e reforçando a capacitação do capital humano moçambicano. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana