Sociedade

Para além da malária, a preocupação com tuberculose

Para além da pesquisa da vacina contra a malária no mundo, o Centro de de Investigação em Saúde da Manhiça, em coordenação com outros parceiros internacionais como o consórcio Tuberculosis Vaccine Trial Sites Network e Fundação Aeras está envolvida, desde meados de 2011, num ensaio clínico multicêntrico de uma nova vacina de tuberculose chamada Aeras 402.

O ensaio de fase IIb desta vacina decorre em três países africanos: Moçambique, África do Sul e Quénia e o objectivo é avaliar a sua segurança e eficácia em crianças.

O objectivo é aplicar a vacina em 4 000 crianças e, até agora, 350 participantes foram recrutados entre três países. Destes, um grupo recebeu duas doses da vacina e essas crianças estão sendo acompanhadas para monitorar a segurança.

Esta é uma das várias batalhas do centro de pesquisa da Manhiça que contribuiu, também, na luta contra doenças respiratórias com a introdução da já conhecida Vacina PCV, em Abril do ano em curso.

Esta importante vacina chega a Moçambique pela GAVI, organismo financeiro que se dedica as vacinas. “ A nossa função é também identificar doenças e ajudar para a sua eliminação”, ressalva Eusébio Macete.

VACINA CONTRA CANCRO NO ÚTERO

ESTARÁ DISPONÍVEL NO PAÍS

Em parceria com o Gabinete da Primeira Dama moçambicana, o Centyro de Saúde da Manhiça está empenhada em trazer a vacina contra cancro no colo do útero para Moçambique.

Esta forma de cancro, a par do cancro da mama configuram problemas de saúde pública, afectando centenas de mulheres moçambicanas.

Eusébio Macete sublinha que já não é concebível as mulheres continuarem a morrer devido à este tipo de cancro, porque existe vacina com eficácia entre 98 a 100 por cento.

A vacina era caríssima. Agora o preço baixou, o que abre excelentes perspectivas para Moçambique e outros Estados africanos.

 Moçambique está a na fase de estudo de viabilidade de aplicação desta vacina, devendo abarcar crianças e adolescentes com idades compreendidas entre os  9 e os 13 anos.

Deste modo, o Ministério de Educação terá uma palavra a dizer dado que a vacina será testada nas escolas a partir do próximo ano. Mocimboa da Praia (Cabo Delgado e um distrito de Manica (por indicar) darão pontapé-de-saída no processo de vacinação.

Só após estudos nestes dois distritos a vacinação estender-se-á para o resto do país. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo