Texto de Pilatos Pires, em Yokohama
O presidente da República, Daniel Chapo, destacou na manhã de hoje, durante a abertura da 9ª Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento Africano (TICAD-9), a importância da parceria económica com o Japão para o avanço da agenda de desenvolvimento sustentável em Moçambique e em África.
O estadista lembrou que o facto do país ser costeiro com cerca de 2.700 km de litoral banhado pelo oceano Índico serve de ponte intercontinental e enalteceu os recursos existentes para Moçambique ser motor económico da região e do continente, daí a necessidade de se aproveitar na íntegra o seu potencial.

Contudo, Chapo reconheceu os desafios existentes impostos pela economia global, mudanças climáticas barreiras tecnológicas, e reiterou a abertura de Moçambique a parcerias baseadas na confiança, inclusão e inovação. Destacou ainda áreas prioritárias como economia azul, infra-estruturas marítimas, logística portuária, turismo sustentável, transição energética e investimento em infra-estruturas verdes e energias renováveis como estratégicas para acolher investimentos.