A imundície no rés-do-chão do prédio onde funcionava a delegação do Instituto Nacional de Acção Social (INAS), na rua Consiglieri Pedroso, na baixa da cidade de Maputo, e o mau funcionamento de sistema de esgoto tornaram-se numa ameaça silenciosa à saúde pública e à dignidade humana.
Os munícipes e moradores queixam-se de cheiro nauseabundo devido à acumulação de águas negras e à proliferação de insectos e roedores, resultantes da ausência de manutenção regular do sistema de canalização, descarte inadequado de resíduos sólidos, entre outras.
O problema de esgoto, por exemplo, agrava-se ainda devido à ignorância de alertas dos inquilinos emitidos aos responsáveis pela gestão do edifício, conforme revelou ao domingo um residente.
Por sua vez, Pedro Lino, morador, disse que o ambiente é caótico, que chega a acomodar ratos e insectos, como mosquitos, baratas, entre outros, que expõem pessoas a riscos de várias infecções respiratórias, assim como outras enfermidades associadas à insalubridade.
Perante este problema, segundo ele, é necessário que se requalifique todo o prédio com vista a permitir boas condições de estada. Leia mais…

