Início » PR endereça condolênciasao Reino Unido

PR endereça condolências
ao Reino Unido

Por Idnórcio Muchanga

O Presidente da República, Filipe Nyusi, endereçou hoje uma mensagem de condolências ao Rei Carlos III, do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, pela morte da Rainha Isabel II, ocorrida no dia 8 de Setembro de 2022, no Castelo de Balmoral, vítima de doença.
Na mensagem, o Chefe do Estado moçambicano refere que “a lealdade e sentido de missão de Sua Majestade para com o seu país e o mundo constitui motivo de admiração. Ela personificava o vigor discreto que o mundo teve a felicidade de testemunhar ao longo de décadas. Ao chorarmos a morte de uma Estadista e uma Soberana que perdurou e entregou a sua vida inteira ao serviço do Reino Unido, a Commonwealth e ao Mundo, com uma dedicação, dignidade, humildade sem paralelo e com grande paixão, gostaríamos de transmitir a solidariedade do povo moçambicano que tanto respeitava e acarinhava Sua Majestade por tudo quanto fez pelo reforço das relações de amizade, solidariedade e cooperação que prevalecem entre Moçambique e a Grã-Bretanha, bem como com a Commonwealth”.
De acordo com o Presidente Nyusi, durante o reinado da Rainha Isabel II, Moçambique desfrutou de muito boas relações com o Reino Unido, tendo se filiado a Commonwealth como membro de pleno direito.
“Em nome do Povo, do Governo da República de Moçambique e no meu próprio, gostaria de endereçar as nossas sentidas condolências a Sua Majestade Rei Carlos III e a família real, ao Povo e ao Governo do Reino Unido e a toda a Commonwealth pela perda irreparável de Sua Majestade. Partilhamos a Vossa perda e dor, por conseguinte, sentiremos eternas saudades de Sua Majestade Rainha Isabel II e estamos convosco em preces e pensamentos. Que o seu legado inspire a todos nós na Commonwealth e no Mundo, em geral, a construir sociedades mais justas, prósperas e unidas. Queira aceitar, Sua Majestade Rei Carlos III, os protestos da minha mais elevada consideração e Respeito. Que a Sua Alma Descanse em Paz Eterna”, sublinha o Estadista moçambicano.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana