Início » Por que enfrentamos tanto calor

Por que enfrentamos tanto calor

Por admin

Especialistas referem que 2023 foi o ano mais quente do mundo

Bento Venâncio
bento.venancio@snoticias.co.mz

O aquecimento global tem estado na agenda de todo o mundo. Está a acelerar mais do que era estimado, causando alarme geral. Segundo a Organização Mundial da Meteorologia, o ano de 2023 foi
o mais quente desde 1850, quando começaram as observações sistemáticas.
Veja-se isto: a temperatura média global foi de cerca de 1,4°C acima da média do período pré-industrial (1850-1900). Além disso, o ano de 2023 foi marcado por eventos climáticos extremos, como secas,
inundações, incêndios florestais, ciclones e ondas de calor em várias partes do mundo. De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, a influência da actividade humana foi constatada como a principal causa das variações e tendências de aquecimento no sistema climático.
domingo ouviu três especialistas em meteorologia e climatologia que, de uma forma geral, defendem que a principal causa da crise climática que o mundo enfrenta é a emissão de gases com efeito de estufa, principalmente, o dióxido de carbono (CO2), provenientes da queima de combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e gás natural.
Defendem que a queima de combustíveis fósseis contribui para a libertação de tais gases que permitem que uma parte da radiação vinda do sol passe (são transparentes para esta radiação) e esta é absorvida pela terra, que depois emite (mas esta radiação já não passa por esses gases, ela é reflectida de volta para a terra), criando uma situação de desequilíbrio entre a quantidade de radiação emitida e a absorvida pela terra e atmosfera e criando assim condições para que a terra aqueça. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana