O Conselho de Serviços Provinciais de Representação do Estado em Manica, entidade que é dirigida pelo secretário de Estado, Lourenço Lilonde, ordenou a suspensão (temporária) de toda a actividade mineira nesta província, cuja implementação será antecedida pela notificação das empresas e operadores individuais a partir desta terça-feira.
A medida foi anunciada no princípio da tarde de sexta-feira e, de acordo com Cláudia Carrau, procuradora no Departamento de Defesa de Interesses Colectivos e Difusos de Manica, o Governo criou uma comissão que vai percorrer as cerca de 30 empresas em operação na província e dialogar com as lideranças comunitárias sobre a pertinência da tomada desta medida.
“Esta comissão fará um trabalho de sensibilização às empresas e aos garimpeiros, por intermédio dos líderes comunitários, para que reponham os solos e paralisem as actividades de modo a que possamos reorganizar o sector”, disse.
Trata-se de uma decisão há muito esperada pela população de Manica que, de forma persistente, denunciou a excessiva poluição dos rios sem que fossem tomadas medidas eficazes e conducentes à reversão da situação, mesmo nos casos em que as autoridades ensaiaram a suspensão das actividades de algumas empresas por evidentes danos ao ambiente. Leia mais…