Início » Para crescer é preciso ouvir os mais experientes

Para crescer é preciso ouvir os mais experientes

Por Idnórcio Muchanga
  • Jerónimo Muianga, foto-jornalista do domingo há 12 anos

Chama-se Jerónimo António Muianga, repórter fotográfico do domingo há 12 anos. Os seus dois últimos nomes remetem a um dos antigos impressores da Sociedade do Notícias e foto-jornalista de punho cheio, seu pai.

Nasceu no bairro de Maxaquene-”B” a 24 de Setembro de 1983 numa família que caracteriza como simples e humilde, cuja educação era baseada na religião cristã. Afirma que aquela “é uma casa de fotógrafos”, uma vez que, além do seu pai, o seu irmão mais velho, Luís Muianga, também é fotógrafo com passagem pelo Notícias.

A sua relação com as lentes inicia na infância quando o seu pai lhe levava aos eventos onde sempre lhe era entregue uma máquina para segurar.

 Descreve que com o aparelho em mãos, ia mexendo alguns botões e se surpreendendo com os feitos, mas não faltavam repressões do pai que sempre o prevenia: “não mexa isso e aquilo, segura desta forma”.

Assim, era esculpido o fotógrafo cujo sonho de infância era precisamente ser jornalista porque via sempre o pai de passagem na televisão nos eventos em que fotografava. Leia mais…

TEXTO DE EDUARDO CHANGULE

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana