DestaqueNacional

Ómicron pode antecipar quarta vaga da Covid-19

  • Eduardo Samo Gudo, director-geral adjunto do INS

A quarta vaga da Covid-19 está à espreita devido à circulação da variante Ómicron. domingo conversou com o director-geral adjunto do Instituto Nacional de Saúde (INS) para esclarecer dúvidas em torno do seu comportamento e grau de fatalidade.

Eduardo Samo Gudo sublinha que já começam a ser divulgados os primeiros resultados de estudos epidemiológicos retrospectivos em curso na África do Sul para entender o risco de re-infecção pelo SARS-CoV-2 em pessoas que já tiveram Covid-19 no contexto da circulação da Ómicron.

Explica que estes primeiros resultados mostram que há um risco incrementado de re-infecção pelo SARS-CoV-2 devido à variante Ómicron, o que chama atenção para a necessidade de reforço das medidas de prevenção e adesão à vacinação para todos, incluindo aqueles que já tiveram Covid-19.

“Adesão à vacinação é fundamental para mitigar o impacto da Ómicron e da quarta vaga em Moçambique. A inoculação continua sendo ferramenta poderosa para proteger contra as formas graves da Covid-19 independentemente da variante”. Segue a entrevista.

Estamos perante a Ómicron, uma nova variante. Ela é mais transmissível? Leia mais…

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo