Início » NOVO ÁLBUM DE ISAÚ MENESES: “Pansi Pali ku mala”alarga o debate ambiental

NOVO ÁLBUM DE ISAÚ MENESES: “Pansi Pali ku mala”alarga o debate ambiental

Por admin

Eliseu Bento (colaboração)

“Pansi Pali ku mala!” ou “O Planeta Terra está a minguar!” é a nova proposta musical de Isaú Meneses, para já disponível apenas no YouTube. Décima primeira no seu pecúlio, a obra possui 14 faixas cantadas em português e sena, exteriorizando as suas inquietações sobre as mudanças climáticas aliadas à gestão danosa do meio ambiente. Fica aqui, por conseguinte, um apelo no sentido de salvarmos a Terra poupando a água, por exemplo. As guerras que os homens teimam em mover uns contra os outros à escala mundial, as doenças e outros males mundanos voltaram a povoar o imaginário criativo do artista nesta sua nova incursão.
Mas porque também cabe aos artistas contribuírem para fazer a sociedade esquecer as coisas tristes, a obra exalta ainda o amor, como tem sido, aliás, seu apanágio. E, a terminar, algo não habitual nas suas produções: a corrupção. Para tal, compara os agentes deste mal às toupeiras, que se fazem às suas vítimas debaixo do solo. Pretexto, então, bastante, para dois dedos de conversa com um dos mais produtivos artistas musicais moçambicanos da actualidade. Neste particular, basta citá-lo: “Já comecei a gravar o meu 12.º disco”. Nem mais!
Voltando, enquanto isso, à vaca fria, perguntámos qual é a história deste “Pansi Pali ku mala”, ao que respondeu que “estamos preocupados com as questões das mudanças climáticas, ainda na ressaca do ciclone Idai que deixou marcas visíveis na cidade da Beira até hoje. Mas há outros efeitos, como os terramotos na Turquia, as larvas de vulcão em erupção, as temperaturas de 35 graus em pleno inverno. Portanto, as mudanças climáticas são um assunto muito sério. No entanto, verifico que se trata de um debate entre as elites. A ideia é, então, fazer descer esses debates a outros níveis”.Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana