TEXTO DE RAIMUNDO ZANDAMELA
Não faz parte da selecção das “Leoas do Atlas”, equipa feminina de futebol de honras do Marrocos, mas a “pérola” moçambicana é integrante da equi pa que mais jogadoras fornece à selecção magrebina, ou seja, da região do Atlas, local onde se encontram a cadeia de montanhas que se estende através do Norte de África, abrangendo Marrocos, Argélia e Tunísia.
A internacional moçambi cana Cidália “Ninica” Cuta, ou simplesmente, Ninica, tem sido uma das protagonistas no Cam peonato de Futebol Feminino Profissional D1 de Marrocos, le vando o Association Sportive des Forces Armées Royales (ASFAR) a conquistar o título de campeã nacional a duas jornadas do final da competição.
Este feito é ainda mais significativo quando se analisa o con texto em que o futebol feminino se encontra em muitos países, incluindo Moçambique, onde é relegado para segundo plano. Ni nica tem sido uma das vozes mais fortes a contrariar este cenário, não só através das suas actuações em campo, mas também pela sua trajectória inspiradora. Leia mais…