Início » Nasce pólo de produção regional de energia

Nasce pólo de produção regional de energia

Por Idnórcio Muchanga
  • Governo revitaliza projectos de centrais de Mphanda Nkuwa e de linha de transporte de energia Maputo-Tete

Em Inhassoro, província de Inhambane, foi depositada a primeira pedra para a materialização de três projectos considerados estruturantes de produção de hidrocarbonetos e electricidade ao país e para a Comunidade de Países da África Austral (SADC).

Trata-se do arranque formal de obras de construção do Centro de Produção de Gás de Temane, da Central Termoeléctrica de Temane (CTT) e da Linha de Transmissão Temane-Maputo 400kV (TTP).

As obras estão inseridas no Contrato de Partilha de Produção (PSA), assinado pelo Governo, a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) e a Sasol, que visa produzir 23 milhões de gigajoules de gás natural por ano e 4000 barris de petróleo leve por dia, num investimento de 760 milhões de dólares americanos.

domingo apurou que o centro vai produzir e fornecer gás à central e esta, por sua vez, vai produzir 450 megawatts de energia eléctrica. A linha vai transportar esta energia até Maputo, um grande centro industrial, e para países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Fonte da Electricidade de Moçambique (EDM) assegura ao domingo que são projectos que servirão de alavanca para a auto-suficiência energética e materializam a Estratégia Nacional de Energia do Governo, que tem como mote a promoção do acesso universal à electricidade e o reforço da posição de Moçambique como um importante pólo de geração de energia no espaço da SADC, onde nos últimos anos constata-se a inexistência de investimentos em centrais para a geração de energia eléctrica, o que não vai ao encontro dos níveis de consumo que chegou a crescer 50 por cento entre 1994 e 2007. Leia mais…

TEXTO DE BENTO VENÂNCIO

bento.venancio@snoticicas.co.mz

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana