Início » Nampula já enche botijas de gás doméstico

Nampula já enche botijas de gás doméstico

Por Idnórcio Muchanga

O Presidente da República inaugurou na manhã de ontem, no posto administrativo de Anchilo, em Nampula, o depósito de gás de cozinha. Pertencente à Petromoc, o reservatório está avaliado em 570 milhões de Meticais, financiamento do Ministério dos Recursos Minerais e Energia e da empresa Petróleos de Moçambique (Petromoc).

Consiste em quatro tanques com capacidade de cinquenta toneladas métricas para encher 5500 botijas por dia, num turno normal de trabalho.

Com o lema ”Dá mais gás Moçambique”, a construção do depósito enquadra-se no Programa Nacional de Massificação do Gás de Cozinha.

Na ocasião, o Presidente da República encorajou o uso de botijas com poucos quilogramas por forma a que muita gente tenha acesso e capacidade de aquisição.

Instalações da Petromoc em Anchilo

“Se insistirmos nas botijas grandes, a população não vai aderir. Vi botijas de seis, três quilos e assim sucessivamente. A ser assim, será fundamental para vulgarizar o consumo de gás em Moçambique, o que é importante porque o gás é limpo, saudável e defende a natureza. Ao insistirmos no carvão estamos a destruir a natureza. Usar o gás em Moçambique não é luxo. O fogão a gás é rápido”. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana