DestaqueSociedade

MUTHIYANA DE FIBRA: Empresária de hotelaria e jogadora de futebol

Nome: Darice Dalilo Baguanisi Punjá

Naturalidade: Maputo

Residência: Maputo

Ocupação: Jogadora de futebol, empresária e estudante

Conquistas: A muthiyana de fibra desta edição do domingo já praticou ropeskipping, uma modalidade que consiste em saltos ou manobras com cordas, karaté e boxe. Hoje, é praticante de futebol de salão e futebol de 11. É formada em contabilidade, ao nível médio, e está a cursar, simultaneamente, economia, 3.º ano, e Ciências Jurídicas, 1.º ano, na Universidade Politécnica.

Joga futebol desde 2019, sendo que “passei pelo Clube Desportivo Matchedje, pela A Politécnica e, actualmente, jogo para a Liga Desportiva de Maputo”.

Ingressou nestas lides desportivas aos 18 anos e de um modo curioso: “Estava a estudar na Biblioteca da Universidade quando, do nada, apareceu um amigo que me falou de treinar. Interessei-me por completo, porém, tive receio por nunca ter praticado antes”, daí que “não foi fácil a decisão de começar do zero com 18 anos e no meio de gente que já jogava há bastante tempo. Mas prontos! Sempre gostei de desafios e levei o futebol como mais um”, afirma.

Assim, “graças a Deus e ao meu esforço, consegui representar Moçambique no intercâmbio universitário”.

De qualquer modo, conta que enfrentou algumas barreiras, “porém nenhuma que se tenha feito sentir ao extremo, porque sempre optei por olhar de forma positiva para cada situação e manter o foco no objectivo de aprender, aperfeiçoar e representar”.

Orgulha-se de se ter tornado “uma grande empresária da área de hotelaria e turismo e jogadora de futebol”.

Sonho: “Um dia poder representar Moçambique a nível mundial no desporto e não só”.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo