DesportoDestaque

“Mundial” de futebol arranca hoje

O Campeonato do Mundo de Futebol arranca ao princípio da noite de hoje com o Qatar, selecção anfitriã, e o Equador a digladiarem-se na primeira jornada do Grupo “A”. O pontapé de saída será dado às 18h00 com o Estádio Al Bayt, com capacidade para 60 mil espectadores, a estar completamente lotado. É a maior e a mais esperada festa do desporto que irá tomar conta do Qatar durante sensivelmente um mês.

Antes do início do espectáculo do futebol propriamente dito, terá lugar a cerimónia de abertura que se espera seja uma das mais espectaculares na história das 21 edições já realizadas. Até o momento, não há muitos detalhes sobre as atracções confirmadas. Dois nomes estão certos: o cantor sul-coreano Jung Kook, do grupo de k-pop BTS, e o rapper Lil Baby, responsável por uma das músicas da trilha sonora da Copa do Mundo. Outros nomes especulados são o grupo de rap Black Eyed Peas e os cantores Robbie Williams e Nora Fatehi.

Mas sobre o jogo, importa dizer que os cataris apostam muito numa vitória na primeira ronda, tendo escolhido, por isso, na condição de anfitriões, jogar com os equatorianos que são, em teoria, o adversário mais acessível do grupo. Os outros são Senegal, uma das cinco selecções africanas presentes no “Mundial”, e a Holanda, sempre candidata ao título.

Ao longo da sua preparação, que arrancou em Junho, o Qatar, que participa pela primeira vez – foi campeão da Copa Ásia 2019 –, marcou presença na Copa América 2019 e na Copa Ouro 2021, tendo feito vários jogos amigáveis contra selecções europeias, o que faz antever uma boa prestação dos donos da casa.

Por sua vez, o Equador regressa ao “Mundial” depois de ter disputado a edição de 2014, no Brasil. A equipa comandada pelo argentino Gustavo Alfaro tem como maiores destaques o avançado Enner Valencia e o meio-campista Moisés Caicedo, ambos a actuarem na I Liga da Inglaterra.

O outro desafio do grupo entre Senegal e a Holanda está marcado para amanhã à mesma hora. Os senegaleses, que não contam com Sadio Mané, lesionado, é a primeira selecção africana a entrar em acção.

As outras em representação do continente são: Gana, Marrocos, Tunísia e Camarões. Refira-se que o “Mundial” realiza-se pela primeira vez no Qatar e pela primeira vez em Novembro, isto devido às altas temperaturas que se fazem sentir em Junho e Julho, período que habitualmente decorre o mega evento.

A competição juntará até ao dia 18 de Dezembro as 32 melhores selecções do mundo, sendo que Brasil, Argentina, França e Alemanha são apontadas com as principais favoritas.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo